sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aprenda a decifrar os trajes descritos nos convites de casamento

Não são apenas as noivas que ficam ansiosas com a chegada do casamento. Os convidados, além de terem de pensar no presente, também precisam escolher a roupa ideal para o evento. No convite para a cerimônia, os noivos determinam o tipo de traje mais adequado para a comemoração, mas não são todos que sabem traduzir os códigos do vestuário de forma apropriada. Para ajudar homens e mulheres a decifrar os tipos de trajes de casamento,

Black tie ou gala
Para as mulheres, a escolha mais usada é o vestido longo, mas nada impede que se opte por um modelo na altura dos joelhos ou até mesmo um curto. “É importante que seja um vestido de festa, em tecidos nobres como seda ou xantungue. Os acessórios também precisam ser glamourosos, como sandálias de salto fino, bolsas pequenas e joias”.
Para os homens, o smoking preto é obrigatório. Existe o sapato próprio para smoking, que é envernizado. “Mas não precisa usar e só vale o investimento se for um homem que vai a muitos eventos sofisticados”. Porém, esse tipo de traje, que é o mais formal de todos, está em desuso no Brasil. “No país, são raros os casamentos que pedem este tipo de vestimenta. Ainda vemos nas comemorações internacionais de governantes e da realeza ou em tapetes vermelhos”, explica.

Passeio completo
É o tipo de traje mais pedido. As mulheres podem apostar em um vestido longuete ou em modelos mais curtos, na altura do joelho. “À noite, recomendo sempre um longo com salto alto e carteira de festa. Pode ser, também, uma clutch colorida --estão em alta as turquesas, corais e verde-bandeira”. O tecido do vestido tem de ser sofisticado, como musselina, crepe, seda e cetim. “É preciso tomar cuidado com o cetim. Há desde aqueles que são usados em almofadas até os realmente refinados”.

A dica dos pés femininos é investir em sandálias em vez de scarpin, que pode dar um peso desnecessário ao visual. A regra clássica é sandália prata para vestidos de cores frias e calçado ouro para os tons quentes. “Mas, apostando em tons envelhecidos, você consegue mais combinações. E melhor do que ter vários sapatos de festas é comprar um bom, de qualidade”.

Para os homens, o ideal é a combinação de terno e gravata. Se for de dia, a aposta é por cores claras, como o cinza e o azul. À noite, tons escuros e tecidos com aspecto metalizado estão mais do que liberados.

Esporte fino
A dica aqui é se basear no local onde a festa vai acontecer. Ser for fora da cidade, valem saltos mais grossos e mais baixos e um vestido de algodão ou linho. Como essas festas são geralmente mais despojadas, um longo, além de não “pegar bem” acaba atrapalhando. “Ninguém quer um vestido arrastando na grama ou na areia”, diz.
Os homens estão dispensados da gravata, eles podem investir em pólos, mocassins ou até em camisa com mangas dobradas. No caso de festas noturnas ou no final da tarde em lugares formais na cidade, as mulheres têm novamente a possibilidade de escolher longos, curtos e longuetes de tecidos finos e, os homens, um terno escuro. Agora, se a comemoração --mesmo que à noite-- acontecer na casa dos noivos, vale ser mais despojado.




 Caio Castro vai ao casamento de Luma Costa, no Rio, com traje passeio completo. Para os homens, o ideal para esse tipo de look é a combinação de terno e gravata. Se for de dia, a aposta é por cores claras, como o cinza e o azul. À noite, tons escuros e tecidos com aspecto metalizado estão mais do que liberados (23/06/12)




 O casal Camila Alves e Matthew McConaughey vestidos para uma festa de gala. Os brilhos são bem-vindos em festas noturnas. Para não pesar o look, faça como Camila e evite joias chamativas




 A jornalista Gloria Maria optou por vestido Bo.Bô para assistir à partida de polo com o príncipe Harry, de Gales, em SP. Ela posa ao lado da modelo Fernanda Motta, em look Diane Von Furstenberg. As duas exibem look esporte fino (11/03/2012)



 
Diretor Jeff Nichols exibiu em Cannes um elegante look esporte fino, ideal para comemorações durante o dia ou fora da cidade. O terno mais claro e com estampas deixou o visual mais despojado. Nichols ainda não usou gravata, item dispensável quando se trata de um traje esporte fino



 
 
                                                 Kate Middleton em traje esporte fino



 
Marina Ruy Barbosa exibe traje de gala no casamento da atriz Luma Costa, no Rio de Janeiro (23/06/12)




 Assim como Matthew McConaughey, não tenha medo de usar um blazer claro ou até branco ao ir em um casamento que pede traje esporte fino. Se a cerimônia for durante o dia, o look forma uma combinação ainda mais elegante




                     Esporte fino: ator Ryan Gosling usa calça cinza clara com camisa e sapatos brancos


 
 

 Sthefany Brito foi madrinha do casamento de Luma Costa com o empresário Leonardo Martins, no Rio (23/06/12). Look é ideal para um traje passeio completo


 Mesmo em uma comemoração black tie o vestido não precisa ser necessariamente longo. A modelo Isabeli Fontana optou por um longuete sofisticado e uma clutch metalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário