quarta-feira, 30 de abril de 2014

A lista de convidados





Dizem que a lista de convidados é o conto de terror de todas as noivas e noivos. O fato é que realmente é um tarefa difícil e extremamente delicada definir os convidados da sua festa, principalmente se você tem um determinado orçamento a seguir e precisará restringir o número de convidados por causa desse orçamento.
A lista de convidados envolve uma série de relações familiares e é preciso ter muita cautela no momento de fazê-la. É preciso respeitar os pais, os sogros, os laços familiares e de amizade que eles normalmente querem resgatar através de um evento importante como o casamento de um filho, mas também é preciso respeitar o espaço e a vontade dos noivos: qual o real desejo de vocês? Uma grande festa? Uma festa só para os mais íntimos? É no diálogo pacífico que essas questões devem ser resolvidas.
Obviamente que um casamento todo financiado pelos pais, nada mais delicado do que deixar os pais convidarem também os seus familiares e amigos, mesmo o casamento sendo dos filhos. No entanto, é preciso conversar com os pais nesse momento e pedir-lhes que não exagerem na quantidade de pessoas que vocês não conhecem, a fim de que não se torne uma festa sem sentido para vocês.
Porém, hoje a maioria dos noivos bancam seus próprios casamentos, e mesmo assim enfrentam a dura batalha de se verem tomados pela dúvida na hora de realizar a lista de casamento, seja porque os pais ou sogros convidaram mais pessoas do que eles imaginavam, seja porque a própria lista que eles fizeram acabou sendo maior do que o planejado.
É muito importante ser sensível com alguns convidados dos pais e sogros. Muitas vezes um convite feito a um primo ou tio distante, ou mesmo a um grande amigo deles, que você obviamente não conhece, é de extrema importância pra eles. Na maioria das vezes, é um momento de resgate de convivência familiar. Possivelmente essas pessoas nem irão ao casamento, por isso acho que é mais importante nessa hora pensar no quanto isso faz sentido e no quanto isso importa para eles, do que um número a mais na sua lista. A melhor decisão será tomada pelo seu coração.
Bom, um primeiro passo na hora de elaborar a lista é sempre ter em mãos, anteriormente, o seu ORÇAMENTO e o estilo de casamento que você quer ter. A partir  do orçamento, você traça uma lista que seja REAL àquele orçamento, de acordo com o estilo de festa que você já tiver definido: MINI WEDDING, BOLO COM CHAMPANHE, BRUNCH, FESTA COM DJ OU BANDA, ETC.
Claro que a lista de convidados vai depender totalmente do estilo da sua festa e do seu orçamento. Pra uma lista menor, você vai convidar pessoas mais íntimas: familiares e amigos mais próximos, nada de colegas de trabalho nem parentes muito distantes. Para grandes festas, você pode convidar famíliares, amigos de épocas de faculdade, escola, do trabalho, etc. Para um mini wedding de no máximo 50 pessoas, por exemplo, a ordem é restringir e enxutar mesmo: somente pais, padrinhos, irmãos, avós, e amigos mais queridos.
Lembre-se que convidar alguém somente para a cerimônia religiosa e não para a festa é algo MUITO INDELICADO e deve ser DESCARTADO da sua ideia. Se isso fizer parte dos seus planos, pense numa alternativa viável para que seus convidados não precisem passar por esse constrangimento. Por exemplo, diminuir a lista de convidados, convidando somente o número de pessoas que poderão comparecer à festa para a cerimônia também.
Lembre-se também que convidar apenas os pais e não convidar as crianças deixa os pais extremamente chateados, e é como se fosse um convite para eles não irem. O ideal é que os noivos preparem um espaço kids ou um monitor infantil, para diverti-las e deixar os pais se divertirem, no próprio casamento, principalmente se forem receber muitas crianças no dia (se quiser ideias de como entreter as crianças leia esse post aqui).
Acontecem também as famosas saias-justas: uma pessoa se auto-convida, e agora?  Você não quer (ou não pode) convidar aquela pessoa, mas ela ficou sabendo, e agora?  Isso é uma questão bastante delicada, pois determinadas pessoas são realmente sem noção, mas outras verdadeiramente gostam do casal e querem compartilhar desse momento com carinho e amor, apenas. Então, é preciso ser bastante cauteloso e cuidadoso na resposta.
Para os que se auto-convidam, mas que não estavam em sua lista, a saída pela tangente é sempre a melhor solução: diga que agradece o carinho, mas que o casamento vai ser um momento intimista e que, infelizmente, nem todos que vocês gostariam de estar ao seu lado nesse momento estarão. Nesse momento, peça a compreensão da pessoa. Claro que alguns entenderão e outros não, mas mesmo assim deve-se tomar o máximo de cuidado pra não ferir sensibilidades. Isso vale também para aqueles que te pedem convites a mais (claro que, dependendo da situação, é necessário usar o bom senso e analisar caso a caso).
Com relação aos namorados dos primos, acompanhantes dos amigos, etc, é preciso também sempre usar o bom senso, e colocar-se sempre no lugar da pessoa. E se fosse com você? Claro que vocês devem convidar quem realmente é importante para o casal (e se tiver espaço na lista), mas sejam sensatos e ponderados, a fim de não gerarem conflitos num momento tão especial.
Lembre-se também que, ao convidar uma pessoa sozinha, sem acompanhante, amigos ou família, sempre enviar um convite a mais. Novamente, imagine se fosse você: ser convidado para um casamento sem conhecer ninguém é o mesmo que ser chamado para não ir. Dessa forma, para pessoas totalmente sozinhas, considere sempre dois convites para a festa.
E no seu trabalho, convidar ou não convidar os colegas? Você não é obrigado a convidar os seus colegas de profissão apenas por trabalhar no mesmo ambiente ou na mesma empresa que eles. Casamento é um momento familiar, íntimo, não se deve misturar as coisas. Se você tem um ou outro amigo ali que queiram chamar, tudo bem. Mas não é necessário chamar todos apenas por educação, não faz sentido. E não se preocupe, não será falta de educação se você não o fizer.
E os vizinhos? Tudo vai depender, sempre. O fundamental é você convidar pessoas que são importantes para vocês, que fizeram parte de sua vida. Se de alguma forma eles fazem parte de sua vida e você se sentem bem convidando-os, siga seu coração.
Bom, uma outra coisa que ajuda na hora de fazer a lista de convidados é separar a lista em duas listas: a lista OTIMISTA e a lista PESSIMISTA. Na lista OTIMISTA, marque com POSITIVO todos aqueles que você tem certeza que vão comparecer à sua festa de casamento, e aqueles que você tem dúvida, marque TAMBÉM como se eles fossem. Na lista PESSIMISTA, faça o mesmo com aqueles que você tem certeza que vão, mas naqueles que você tem dúvida, marque como se eles NÃO fossem. (Nas duas listas, lembre-se sempre de considerar também quem você tem certeza que NÃO vai comparecer, afinal, cada casal conhece seus convidados). Por fim, compare as duas listas e faça uma média do número de convidados presentes na lista pessimista e na lista otimista. Isso permitirá ter uma noção APROXIMADA de quem poderá comparecer ao seu casamento.
Por via das dúvidas, o protocolo diz que a quebra geralmente é de 20% das pessoas do total da lista de convidados que não comparece à festa, e normalmente isso realmente acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário