sábado, 12 de abril de 2014

Liturgia de casamento


 
 
Olá, pessoal.
Hoje venho disponibilizar a vocês a liturgia utilizada em meu casamento, para quem deseja realizar uma cerimônia mais personalizada. Ela foi escrita por minha madrinha (freira), por meu noivo e  por mim, e está dentro das regras litúrgicas da Igreja Católica (para casamentos evangélicos, quem quiser, pode adaptar). Espero que possa ser útil a quem quiser. Lembrem-se sempre de avisar o seu celebrante e o pároco da igreja onde você vai se casar sobre uma liturgia diferenciada que vocês usarão (como essa). Para modificações neste ritual abaixo, consulte um sacerdote.
Ah! O tempo de duração  deste ritual abaixo é no mínimo uma hora, com as entradas e músicas. (pois é uma celebração com a Missa, ou seja, com Eucaristia).
Abraços!

LITURGIA PERSONALIZADA DE CASAMENTO - de acordo com regras litúrgicas da Igreja Católica
Comentarista: Boa noite, meus irmãos e minhas irmãs. Sejam todos bem-vindos para esta celebração de testemunho e de confirmação do amor. Amar é experimentar a plenitude do bem, um êxtase divino e humano, onde  a terra e o céu formam um paraíso sem contradições. Impulsionados pela necessidade de companhia e amor colocada no coração do homem e pela bondade de Deus, ______ e ______ se encontraram um dia, e um novo horizonte se abriu para eles. Experimentaram momentos alegres e horas difíceis, mas principalmente, confiaram no dom do amor de Cristo. Decidiram fundar um novo lar e pedem, hoje, que esse novo lar seja consagrado pelo Sacramento do Matrimônio. Estamos aqui para testemunhar que o amor é presente; é Deus se manifestando de forma humana e concreta. Nós, seus parentes e amigos, reunimo-nos na presença de Deus e pedimos ao Senhor que abençoe esse amor, tornando-o fonte de vida. Recebamos o ______, que presidirá oficialmente em nome da Igreja este momento, e em seguida, daremos início à celebração.

RITO DE ENTRADA
(entradas)
Oficiante: Eu vos acolho e vos saúdo, caros noivos e toda esta assembléia de familiares, irmãos e amigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Oficiante: Que o amor, a paz e a alegria do Pai, a graça de Cristo, e a unidade do Espírito Santo estejam sempre com vocês.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oficiante: Oremos (Pausa) Ó Deus, que desde o princípio santificastes misteriosamente a união conjugal para prefigurar no casamento o mistério de Cristo e da Igreja, dai a _____e _____ realizar em suas vidas este grande sacramento. Concedei-lhes crescer na caridade e ser um para o outro e para o mundo um sinal de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

 

 RITO DA PALAVRA
Comentarista: Unidos e unidas a _____ e _____, ouviremos com atenção a Palavra que Deus hoje nos dirige. O amor é a força e a felicidade dos casais. E onde há amor, Deus aí está. A leitura da primeira carta de São João será proclamada por _____.
LEITURA (1 Jo 4, 7-12)
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é Amor.
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. -  Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!
SALMO DE RESPOSTA
-   Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Todos: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
- Feliz és tu, se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem!
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor da tua mesa.
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida!
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

Comentarista: Cristo nos fala do mandamento do amor. De pé, aclamemos a palavra de Deus!
ACLAMAÇÂO AO EVANGELHO
EVANGELHO (Jo 15, 9-12)
Oficiante: O senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Oficiante: Proclamação do Evangelho de + Jesus Cristo escrito por João.
Todos: Glória a vós, Senhor.
Oficiante: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no Seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.” – Palavra da Salvação.
Todos: Glória a Vós, Senhor!
(Homilia)
 

 RITO SACRAMENTAL
Comentarista: Para tudo há um tempo, mas quem ama faz a hora acontecer, constrói a vida e faz dela uma escola para o aprendizado cotidiano do amor. Agora, _____ e _____ diante de Deus e da comunidade, celebram o amor e o selam com a graça e o sinal da fé.
Oficiante: Caros noivos, _____ e _____, aqui viestes para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, o vosso amor seja marcado por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor. Já vos tendo consagrado pelo batismo, Cristo vai enriquecer-vos e fortalecer-vos agora com o sacramento do matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro e possais assumir vossos deveres.
DIÁLOGO COM OS NOIVOS
Oficiante: _____ e _____, viestes aqui para unir-vos em matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: é de livre e espontânea vontade que o fazeis?
Noivos: Sim!
Oficiante: Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?
Noivos: Sim!
Oficiante: Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os no amor de Cristo e da Igreja?
Noivos: Sim!
CONSENTIMENTO
Oficiante: Para manifestar o vosso consentimento diante de Deus e da Igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita.
Noivo: Eu, _____, te recebo, _____, por minha esposa, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.
Noiva: Eu, _____, te recebo _____, por meu esposo, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.
Neo-casados: Vivendo com seriedade o amor, no respeito mútuo e na procura de uma vida plena para nós e para aqueles que estiverem sob nossa responsabilidade, esperamos de Deus a proteção; da Igreja o estímulo; e da família e dos amigos a solidariedade.
Oficiante: Deus confirme e abençoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja. Que ninguém separe o que Deus uniu!
Todos: Que Deus, por seu Espírito, vos conserve _____ e _____ sempre unidos no amor!
Oficiante: Bendigamos ao Senhor!
Todos: Graças a Deus!




 BÊNÇÂO E ENTREGA DAS ALIANÇAS
Comentarista: O amor desconhece os limites da expressão. É criativo por natureza. Por isso, cria símbolos que vão além da capacidade e interpretação das palavras. As alianças que agora serão abençoadas traduzem e expressam para _____ e _____ o compromisso recíproco de fidelidade e ajuda mútua.
Oficiante: A nossa proteção está no nome do Senhor
Todos: Que fez o céu e a terra!
Oficiante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
Oficiante: Ó Deus, que fizestes várias alianças com os homens através de Noé, Abraão, Moisés, prometendo-lhes proteção carinhosa e dando-lhes a missão de formar, no vosso amor, o vosso povo, para o nascimento do vosso Filho Jesus Cristo, abençoai + agora estas alianças que _____ e _____ vão usar. Fazei que elas sejam o sinal da promessa mútua de proteção, fidelidade, amor, e uma lembrança contínua da missão que receberam de Vós: preparar um ambiente humano e cheio de amor para testemunhar a vossa presença no mundo. Por Cristo, Nosso Senhor. +
Todos: Amém.
Marido (depois de beijar a aliança): _____, receba esta aliança, em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Esposa (depois de beijar a aliança): _____, receba esta aliança, em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
ORAÇÂO DA ASSEMBLÉIA
Oficiante: Irmãos e irmãs, Cristo prometeu atender-nos quando estivermos unidos no amor e na fé. Façamos neste momento nossas preces por este novo casal, pela nova família que vão constituir, pelos casais aqui presentes e por todos nós.
- Pelo casal_____ e _____, para que o Senhor conceda largamente um amor fiel e amadurecido na alegria e na dor, e que possam andar sempre no amor, na fé e na esperança, rezemos.
Todos: Senhor, atendei a nossa prece.
- Para que possam sempre vencer as dificuldades, colocando Deus como centro de suas vidas, rezemos.
-  Para que estejam sempre abertos aos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados, rezemos.
- Por todos os casais e todas as famílias aqui presentes, para que sejam verdadeiras comunidades de amor e vida, rezemos.
- Para que a celebração deste matrimônio nos leve a acreditar na força do amor que é eterno, porque vem de Deus, rezemos.
- Pelos doentes, por todos os que sofrem, pelos idosos, pelos abandonados, e pelos marginalizados de nossa sociedade, para que se sintam acolhidos e amados pelos casais e famílias cristãos, rezemos.
- Pelos amigos ausentes e parentes falecidos, em especial por ______, para que participem da eterna aliança, rezemos ao Senhor.
- Por todos aqui presentes, em especial pelo aniversário de _____, para que tenham amor e vida em abundância.
Oficiante: Ouvi Senhor, as nossas preces. Ajudai-nos a vos louvar na alegria, a vos procurar nos momentos tristes e sentir vossa presença em nossa vida de trabalho. Concedei a _____ e _____ a felicidade de se amarem por toda a vida. Isso vos pedimos por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.
COMUNHÂO DOS RECÉM-CASADOS
Oficiante: Pelo matrimônio, _____ e _____se unem formando um novo lar. A Oração da unidade também nos une como irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Rezemos juntos:
Todos: Pai nosso…
Oficiante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém.
Oficiante: Felizes os convidados para a ceia do Senhor.
Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).
(comunhão dos recém-casados)
Oficiante: Oremos – Tendo participado da vossa mesa, nós vos pedimos, ó Deus, que _____ e _____, unidos em matrimônio, sempre vos sigam e anunciem a todos vosso nome. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.
 

 BÊNÇÂO NUPCIAL
Oficiante: Irmãos e irmãs em Cristo, roguemos a Deus que derrame suas bênçãos sobre _____ e _____ unidos no Cristo, tornando-os um só coração pela caridade! (silêncio)
Comentarista: Este é o momento da bênção nupcial. O padre, os pais dos esposos e seus padrinhos vão estender sobre eles a mão direita. Esse é um gesto que significa bênção e proteção sobre o amor e a vida deste novo casal.
(pais e padrinhos estendem sobre os noivos a mão direita. Os neo-casados se ajoelham)
Oficiante: Ó Deus, que criando o ser humano à vossa imagem, homem e mulher os criastes para que, unidos num só coração e numa só carne, cumprissem na terra sua missão. Abençoai agora estes vossos filhos _____ e _____, que pelo sacramento do matrimônio, comuniquem um ao outro os dons do vosso amor, e, sendo um para o outro e ambos para o mundo um sinal de vossa presença, se tornem um só coração e uma só alma. Dignai-vos derramar vossas bênçãos sobre esta vossa filha _____, para que aqueça o lar com sua ternura e o adorne com sua graça, e sobre este vosso filho _____, para que fortaleça e sustente o lar com solicitude, fidelidade, força e carinho. Enfim, nós vos pedimos, ó Pai, que estes vossos filhos _____ e _____ permaneçam firmes na fé e perseverantes no amor, que os conserve fiéis um ao outro e que, animados pela força do Evangelho, sejam verdadeiras testemunhas de Cristo, vivam uma vida longa e feliz e alcancem o reino do céu. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!
RITOS FINAIS
Oficiante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Oficiante: Que Deus nosso Pai vos conserve no vosso amor, para que a paz de Cristo habite em vós e permaneça em vossa casa!
Todos: Amém!
Oficiante: Jesus, que assistiu às bodas de Caná, derrame suas bênçãos sobre vós e vossos parentes e amigos!
Todos: Amém!
Oficiante: Que o Espírito Santo derrame, sem cessar, a caridade em vossos corações! Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão agradecidos na casa do Pai!
Todos: Amém!
Oficiante: E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo!
Todos: Amém!
Oficiante: Glorificai a Deus com vossas vidas! Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!
Todos: Graças a Deus!
- assinaturas e saídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário