sábado, 5 de abril de 2014

Missal personalizado de casamento

Lembram-se que eu compartilhei com vocês o conteúdo da liturgia do meu casamento, aqui?
Então, hoje vim mostrar a capa personalizada que fizemos para o livrinho da liturgia (conhecido por alguns como “missal”), e dar outras idéias pra vocês também!
Vejam como ficaram a nossa capa e contracapa, que nós mesmos fizemos na simplicidade do pacote Office (rs):
Frente
Verso

A liturgia do nosso casamento foi uma das primeiras coisas que começamos a pensar, eu e meu marido. Talvez pelo fato de sermos católicos, dele ser ex-seminarista, e de valorizarmos bastante o rito sacramental. Queríamos que fosse especial, única e personalizada, como costumam ser as missas de minha família (pois tenho um tio-avô padre e uma tia-madrinha freira que são responsáveis por todas as cerimônias da família: casamentos, batizados, bodas, etc. rs.)
Pois bem. Meu marido já entendia de liturgia (pois estudou isso), então só precisamos pegar alguns modelos, fazer as nossas adaptações e mostrarmos pro tio-padre e pra madrinha-freira pra que eles aprovassem (rs).  Depois, enviamos pra Igreja Santo Inácio pra que o padre Fernando também aprovasse (mesmo que ele não fosse celebrar, era necessária a sua autorização).
A principal base-modelo foi a liturgia de casamento da minha mãe… Sim! Ela guarda-a até hoje! Olha só a capinha feita no mimeógrafo, hahaha (reparem que usei a mesma frase):
A nossa celebração foi com Missa, ou seja, teve consagração da Eucaristia e comunhão dos noivos (isso faz a celebração ficar mais demorada um pouco… na maioria dos casamentos hoje, não há consagração nem comunhão – mas pra nós era muito importante que tivesse).  No meu livrinho de liturgia, fiz questão de colocar a Oração de Santo Inácio logo atrás (não nos casamos na igreja Santo Inácio à toa: somos inacianos e nos conhecemos por causa da espiritualidade inaciana).  Além disso, dentro do livrinho, no final dele, deixei uma mensagem do Gibran Khalil Gibran, de nome “O Amor”, contida no livro “O Profeta” que vocês podem ler aqui ou ouvi-la narrada pela voz de Letícia Sabatella aqui. É uma mensagem belíssima!
Pois bem, independente se você vai se casar na igreja ou não, e se a sua cerimônia será religiosa ou não, você pode personalizar o livrinho onde estará escrito o rito da sua celebração, para os convidados acompanharem. Hoje, a maioria de empresas de convite e de design que fazem identidade visual, fazem também a capa da liturgia (como eu disse, eles chamam de “missal”).
Veja alguns modelos que achei na internet e se inspire!
www.norponto.com
daly.blogs.sapo.pt
daly.blogs.sapo.pt
Marie Papiers
Mania das Manas
Mania das Manas
Foto: Jorge Scherer
Convites-Ego
Convites-Ego
NossaUnião
NossaUnião
Staccato
Martha Stewart weddings
Entrepaper
The Knot
The Knot
The Knot
The Knot
The Knot
The Knot
The Knot
The Knot

Nenhum comentário:

Postar um comentário